O mediastino é o espaço intratorácico localizado entre as pleuras, membranas que revestem os pulmões. Dentro de seus limites encontram-se órgãos como o coração, o timo, o esôfago, linfonodos e os grandes vasos. Dividindo o mediastino sem anterior, médio e posterior, conseguimos determinar os tumores mais comuns dessas áreas.

Tumores do mediastino médio são infrequentes, mas os cistos pericárdicos são os mais encontrados nessa área. No mediastino anterior, os tumores mais comuns são lembrados como “os quatro Ts”: Teratoma (tumores de linhagem germinativa), Tireóide (bócios intratorácicos ou tireóide ectópica), Timoma (tumores malignos do timo, órgão de função imunológica na infância, porém com poucas funções no adulto) e o Terrível Linfoma (tumor maligno de linhagem hematológica, originário dos linfonodos mediastinais).

Cada um destes tumores tem suas características específicas e os tratamentos dependem de cada caso. Porém, em linhas gerais, podemos afirmar que para os tumores germinativos, o tratamento é cirúrgico para as linhagens maduras (teratomas) e oncológico, com quimioterapia, para os tumores menos diferenciados (seminomatosos ou não seminomatosos); os bócios intratorácicos devem ser operados sempre que possível; os timomas tem na cirurgia sua melhor forma de tratamento, mas podem requerer tratamento oncológico adjuvante, em alguns casos; e os linfomas são tratados basicamente com quimioterapia, sendo a cirurgia reservada para casos de exceção.

Já no mediastino posterior, os tumores mais encontrados são de linhagem neuronal (como os ganglioneuromas, neuroblastomas, etc); e em menor proporção oriundos do esôfago, germinativos, hematológicos ou ósseos.

VEJA OUTROS TRATAMENTOS QUE O DR. ANDRÉ MIOTTO PODE OFERECER
[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Button_Widget”][/siteorigin_widget]
TEM DÚVIDAS OU DESEJA AGENDAR UMA CONSULTA COM O DR. ANDRÉ MIOTTO?
[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Button_Widget”][/siteorigin_widget]